top of page
Search

5 Motivos para contratar um ghostwriter

  • Writer: Cláudia Lemes
    Cláudia Lemes
  • Jan 19, 2024
  • 4 min read

Você tem uma boa história para contar. Ela pode ser um livro de memórias em que você narra momentos interessantes da sua vida, a biografia daquela sua avó guerreira que teve uma vida extraordinária, ou ainda, um guia para ajudar outras pessoas dentro da sua área de atuação.


Talvez você seja um empreendedor, uma empresária, um psicólogo ou uma nutricionista. Talvez seja apenas uma pessoa que entende muito de determinado assunto e quer muito deixar um legado, uma obra para inspirar outros.


Pode até ser que você goste de escrever e tenha talento para tal. Pode ser que não tenha prática o suficiente nessa área ou simplesmente não tenha tempo. Só tenho uma certeza: você quer o melhor livro possível. Algo direto, bem escrito, bem organizado e fácil de ler, que encante leitores.


Contrate um ghostwriter.


O que é um ghostwriter?


Um escritor profissional que escreverá seu livro com base nos seus desejos e informações, abrindo mão da autoria, de forma que a obra pertende totalmente a você.


Quais livros podem ser escritos por um ghostwriter?


Ghostwriters geralmente escrevem obras de não-ficção. Elas podem ser, mas não estão limitadas a:


  • Livros de memórias;

  • Autobiografias;

  • Biografias;

  • Biografias familiares;

  • Biografias empresariais;

  • Livros técnicos;

  • Livros espirituais, religiosos e esotéricos;

  • Livros sobre mentalidade, empreendedorismo, nutrição, estilo de vida, gerenciamento do tempo, exercícios físicos, estudos, carreira;

  • Livros de autoajuda ou autoaperfeiçoamento;

  • Outros.


Quem contrata o ghostwriter?


Indivivíduos, empresas, agentes literários ou editoras. Qualquer pessoa pode contratar um ghostwriter, não importa seu nível de conhecimento do mercado editorial.


Como encontro um ghostwriter?


Essa é a parte mais difícil. O ghostwriter raramente poderá oferecer um portfólio porque sua profissão envolve sigilo. A melhor maneira ainda é por indicação. Se você não conhece quem possa indicar um, procure por um na internet, mas tome alguns cuidados.


Para contratar um ghostwriter sem cair em ciladas, leia este meu artigo rápido: https://www.claudialemes.com.br/ghostwriting


Como funciona o processo de escrita de um livro com o ghostwriter?


Muitas vezes sou abordada por pessoas que contrataram um ghostwriter e não ficaram felizes como resultado. No meu método, isso é impossível, porque eu trabalho com uma amostra do texto. O livro só é escrito, nos moldes (estilo, organização, conteúdo) dessa amostra, depois de aprovada pelo autor/cliente.


Geralmente, o processo é assim:


  1. Entrevista inicial com o autor (você) para tirar dúvidas, explicar o processo, falar sobre a obra etc;

  2. Assinatura de um contrato detalhado, com prazos, detalhes de pagamento, tudo certinho para a segurança do autor e do ghostwriter;

  3. Entrevistas para a coleta de conteúdo para o livro, estudo de documentos e outras fontes de informações;

  4. Elaboração da amostra. O autor aprova a amostra ou sugere alterações;

  5. Depois da amostra pronta, o ghostwriter faz mais entrevistas e escreve o texto em si;

  6. O ghostwriter entrega o livro e o autor sugere pequenos ajustes, aprovando o texto, que segue para uma cuidadosa revisão ortográfica.




Motivo 1: Você garante uma escrita profissional


Escrever bem é muito difícil. E escrever um livro é completamente diferente de escrever uma redação, um trabalho acadêmico ou crônicas. Em vez de quebrar a cabeça e se frustrar, entregue suas ideias a um profissional acostumado a estruturar obras longas.


Motivo 2: Um escritor saberá organizar melhor suas ideias, as contextualizar e exemplificar


Um bom ghostwriter fará uma análise de todo o material e todas as ideias que você fornecer, e poderá trazer mais conteúdo para seu livro, acrescentando citações, anedotas, referências e dados para apoiar seus argumentos. No caso de biografias, ele saberá contar sua história de forma interessante e emocionante.


Motivo 3: Você terá mais tempo para pensar no conteúdo da obra


Terceirizando o trabalho da elaboração do texto em si, você poderá usar seu tempo para resgatar histórias, documentos e fotos; para estudar os assuntos pertinentes ao livro e para ler livros com temáticas parecidas. Ou seja, seu tempo será usado de forma mais útil para a obra.


Motivo 4: Ajuda na publicação do livro


Depois do livro pronto, ainda existem diversos passos até que ele chegue até suas mãos. Um bom ghostwriter poderá auxiliar você na obtenção da documentação da obra, no intermédio com um designer, na obtenção de um orçamento com a gráfica e até apresentar você a editoras que podem ter interesse na obra.


Motivo 5: Um processo de criação mais dinâmico e emocionante


Duas cabeças pensam melhor do que uma, mas vai além disso. Contar sua história para alguém é catártico e muito interessante. O bom ghostwriter sabe ouvir e fazer as perguntar certas. Faz perguntas que convidam o autor a refletir. Ativa memórias, ajuda a organizar eventos e os relacionar. O processo de criação do seu livro pode ser muito mais divertido e memorável com um escritor profissional para ajudar.




Quanto tempo leva para escrever um livro com um ghostwriter?


Profissionais trabalham com prazos diferentes. Alguns escrevem um livro em três meses, enquanto outros levam um ano. Na minha experiência, descobri que escrever rápido demais nem sempre permite que o ghostwriter conheça bem o autor e a história que ele está contando. Meu prazo é entre cinco e sete meses.


Quanto custa para contratar um ghostwriter?


Escritores com experiência e conhecimento para escrever o livro do outro são raros e têm muita demanda de trabalho. Sendo assim, ghostwriting é um serviço caro. Se alguém estiver cobrando pouco de você, pergunte-se o motivo. Um livro escrito por um bom ghostwriter hoje custa entre 35 e 60 mil reais.


O que influencia o valor do projeto?


Fatores que influenciam o valor do projeto incluem, mas não estão limitados a:


  • Tamanho da obra a ser escrita (um livro de 100 páginas é diferente de um de 400);

  • Complexidade da pesquisa e do assunto;

  • Quantidade de pessoas a serem entrevistadas;

  • Quanto material pronto o autor já tem;

  • Prazos e urgência;

  • Profissional contratado.


Como entro em contato para obter um orçamento?


Use o formulário neste site ou entre em contato diretamente por email: claudiaslemes@hotmail.com. Será um prazer atendê-lo e tirar suas dúvidas.


Para agilizar sua comunicação, informe:

Tipo de livro que deseja escrever:

Quantidade aproximada de páginas;

Expectativa em relação a prazos.


Quem sou eu?


Meu nome é Cláudia Lemes e palavras são a minha paixão. Destaco algumas das minhas conquistas nos últimos onze anos no mercado editorial:


  • Escritora de ficção indicada ao Prêmio Jabuti (2022), vencedora do Prêmio ABERST (2022), publicada pela editora HarperCollins Brasil;

  • Ghostwriter profissional com formação pela LabPub e professora de ghostwriting no Hotmart;

  • Autora de oito obras de ficção autorais, diversas obras sob pseudônimo e treze obras como ghostwriter;

  • Fundadora e editora na Rocket Editorial, hoje um selo da Editora AVEC;

  • Fundadora da Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror e do Prêmio ABERST de Literatura.

  • Mentora de autores, professora de escrita criativa e leitora crítica.




 
 
 

Comments


bottom of page